quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O cafajeste e o mito do homem impossível


        Uma coisa que sempre me deixou perplexo sobre o comportamento feminino foi o fenômeno das fãs histéricas. Quando eu estava na oitava série havia uma legião de garotas que se descabelavam por causa do Bon Jovi, que choravam e desmaiavam por causa do Michael Jackson, também tinham aquelas que eram apaixonadas pelo playboy do colégio, ele era de uma família muito rica, ia de carro importado pra escola todos os dias, só andava com as melhores roupas de marca e tudo mais, comeu todas as meninas da escola, inclusive aquela menina que sentava do meu lado na minha sala, por quem eu era apaixonado.
        Mais antigamente, haviam legiões de fãs histéricas do Elvis, dos Beatles e do Jim Morrison, hoje em dia você vê milhares de meninas se descabelando pelo Justin Bieber, Nx Zero, Cine, Restart e etc, esses dias assisti um documentário sobre psicopatas nos Estados Unidos, tinha um em particular que fez muito sucesso chamado Richard Ramirez, matou mais de 13 mulheres, havia uma multidão de fãs histéricas do lado de fora do tribunal no dia do seu julgamento, uma fã inclusive se casou com ele na prisão antes dele ser executado.
        O fato é que não importa se é um cara interessante, rico, psicopata, famoso, gay, feio ou bonito, o que interessa mesmo é que ele seja impossível e inacessível, não no sexo, porque não precisamos de uma pessoa real para gozarmos, pra mulher é mais fácil ainda, um vibrador basta.  O cara tem que ser inacessível no sentimento, seja porque é um cara famoso, que ela nunca vai conhecer na vida real, ou porque ele é um cafajeste e só quer comer todas, ou porque é gay e nunca vai se apaixonar por uma mulher, ou porque é um padre e fez voto de castidade, ou porque é um psicopata e não tem sentimentos, enfim, a questão não está em nenhum homem em particular, mas numa fantasia feminina.
        É mentira que ninguém sabe o que as mulheres querem, os cafajestes sabem muito bem que basta alimentar essa fantasia absurda do homem impossível na cabeça delas e ser frio o bastante para não se envolver para fazer com que elas abram as pernas. O cafajeste existe ou porque é um cara insensível, desonesto e egocêntrico naturalmente ou porque as mulheres o tornaram assim, os cafajestes podem ser homens maus de verdade ou maus apenas com as mulheres, existem cafajestes que são extremamente sensíveis, leais e generosos para com os amigos, os parentes e todo mundo, menos com as mulheres, mas porque? Porque ser cafajeste é um mecanismo de defesa que muitos homens desenvolvem depois de sucessivos traumas e decepções  amorosas.
        O mito do homem impossível origina a não identificação dos homens com as mulheres, é uma forma de não se envolver e isso é péssimo, porque se baseia no mesmo mecanismo que os assassinos usam para matar, os ladrões para roubar e os golpistas para enganar suas vítimas, por isso um homem, para agir como cafajeste tem que em algum nível usar esse mesmo mecanismo. Através da não identificação, do não envolvimento emocional é possível usar o outro sem sentir remorso nem compaixão, é possível enxergar o outro como objeto.

Um comentário:

  1. Apaixonei pela sua forma real de escrever. Mostrando o lado real da vida !
    Parabéns pelo blog (:
    Abraços.

    ResponderExcluir